terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Fora de Kyoto

O Canadá anunciou sua respectiva saída do protocolo de Kyoto, que visa o comprometimento de alguns países em diminuir a emissão de gazes prejudiciais a camada de ozônio.
O país, que deveria a principio atingir uma meta de diminuição até 2012, tem aumentado seus índices de poluição, o que o levaria a pagar uma multa bilionária. Conforme vemos ao longo dos tempos o fator mais importante para grandes potencias como esta, seria fazer geral a economia de maneira progressiva. Seguindo os Estados Unidos como bom exemplo, mesmo em tempos de conscientização ambiental, parece indispensável que a população compre cada vez mais e que empresas de grande porte possam continuar com seu ritmo desenfreado de crescimento a todo custo. Hoje em dia temos um numero cada vez maior de carros nas ruas das grandes cidades emitindo gazes na atmosfera, assim como diversas companhias estabelecem-se gerando não só mais empregos como mais maquinaria, verticalização constante, acumulando ilhas de calor, mais aparelhos de refrigeração ligados...
Em fim, cada país escolhe o que é melhor para si em termos de desenvolvimento mesmo que isso gere um problema climático gravíssimo no futuro. Vivemos em um mundo moderno e infelizmente temos que arcar com isso a duras penas. Seria uma ingenuidade pensar que ações feitas inicialmente com o intuito de amenizar tal situação, como o protocolo de Kyoto, teriam cem por cento de eficácia quando em escala global o que fala mais alto é sempre o dinheiro.           

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sad But True


Uniformes Patrocinados

A partir de 2012 escolas estaduais de Alagoas poderão ter logotipos de empresar estampadas nos uniformes de seus alunos. Por falta de recursos do governo para a compra (imagino quanto desse dinheiro, destinado a atender a educação, não esta sendo desviado para os bolsos de terceiros), empresas privadas estariam dispostas a fornecer os uniformes em troca da exposição de sua marca nas vestimentas dos pequenos estudantes.
Isso faz pensar o que seria mais vergonhoso: a falta de verba do Estado ou a possibilidade de fazer desses jovens outdoors ambulantes. Uma total falta de respeito. Este seria um fator a mais para comprovar que camadas mais favorecidas sempre encontram uma forma de tirar proveito das menos favorecidas. Só para constar, Alagoas apresenta o maior índice de desigualdade social do Brasil.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Impressões de Uma Nerd Vivendo no Interior



Nos últimos dias tenho parado pra prestar mais atenção a tudo a minha volta. Ja estou morando aqui em São João da Boa Vista a quase três meses e confesso que não imaginava que me sentiria tão bem como estou. Algo no ar passa a sensação de abrigo. A maioria das pessoas aqui, realmente param pra te escutar e conversar com você demonstrando um prazer sincero em faze-lo como dificilmente eu encontrava em São Paulo.

Acho que serei sempre uma eterna apaixonada pelo estilo metropolitano e sinto uma certa falta das peculiaridades paulistanas, como a beleza dos arranha-céus, a agitação do centros a noite e a diversividade cultural (entretenimento ainda e muito restrito aqui). Isso só pra falar da parte boa, claro! Muita coisa la já estava me deixando maluca. Não aguentava mais toda aquela correria diária, o alto custo de vida, o transito, metro lotado, a falta de educação generalizada a sujeira... Sem falar em como alguém pode se sentir estranhamente solitário em meio a tanta gente. Por outro lado, agora tenho uma boa desculpa pra passear e ver meus velhos amigos cada vez que desembarco na rodoviária do Tiete uma vez por mês.

Me divertido aqui, tenho feito novos amigos e embora deteste o calor exagerado, adoro quando bate a brisa da serra a noite. Acho engraçado ouvir o sotaque carregado de erres do povo, a forma "brejeira" como vivem e principalmente como mudei meu ponto de vista desde que decidi vir pra cá por enquanto. O rumo das coisas pode mudar tanto em tão pouco tempo... Só me faz pensar que realmente não temos certeza de nada.  
Logo eu, que sempre amaldiçoei a até então vidinha pacata do interior, hoje pago pela minha boca grande e cheia de dentes, me sentindo em total harmonia com o mundo só por poder apreciar a simplicidade num céu totalmente claro e estrelado em uma noite de verão, que eu nem sabia que existia em meio a camadas grosas de poluição da cidade grande. Jurava pra mim mesma que nunca adotaria um lugar com menos de 1 milhão de habitantes como lar, e no entanto acabo de voltar da universidade local, onde fiz minha inscrição para o próximo vestibular de 2012, com primeira opção no curso de jornalismo, ciente de que vou assumir um compromisso de no mínimo quatro anos de estudos e muitas expectativas na Cidade dos Crepúsculos Maravilhosos.



Vista Aérea de São João 


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

The Swell Season


Banda de folk rock, formada por Glen Hansard e a pianista Marketa Irglova. Os dois estrelaram o filme Once, de 2007, com direção de John Carney. O filme conta a estória da amizade surgida através da afinidade musical dos personagens.
Suas musicas são tão lindas quanto o filme e a voz de Glen chega a doer na alma de quem se identifica com as letras de suas canções. 
O nome The Swell Season foi escolhido por ser o titulo do livro favorito de Hansard, escrito por Josef Skvorecky em 1975. 





segunda-feira, 25 de julho de 2011

Meia Noite em Paris by Woody Allen

Muito bom. Owen Wilson lembra os velhos personagens do Woody dos anos 60, super elétrico e paranoico assim como em Annie Hall. Foi o primeiro filme de que realmente gostei da atuacao de Wilson. 
Me faz pensar como seria se pudesse voltar no tempo e ver todos os meus ídolos do passado.

sábado, 2 de julho de 2011

Back on Planet Earth Again


Todo mundo ja passou por isso pelo menos uma vez na vida, em algum momento.
Dor, raiva e uma vontade de enterrar a cabeça na terra como uma avestruz.
Mas no final... (pois sempre ha um final) você se recobra. Mesmo que tenha que reajustar todos os planos que fez e que incluíram outras pessoas que não estão mais la.
Se você, como eu, esta passando por isso, devo lhe dizer para seu próprio bem:
Passa, isso passa! Por mais que agora você se sinta um tremendo lixo. Passa!
Há milhões de pessoas la fora.
E mesmo quando você pensou que todo esse tempo investido foi em vão. Entenda que não foi. Pense em todas as coisas boas que dividiu com esse alguém que não é mais presente em sua vida, e o quanto cresceram juntos, cada nova experiência na companhia de alguém amado. Não tem preço e saiba também que uma outra historia esta prestes a ser escrita.   


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hello folks! Your Belle and Sebastian nut, here.


And before anything...Yes, I still think that my favorite band is the best band ever, like anyone else ;-) 

They've really come a long way from the simplest video clips such as "Dog on Wheels" and "A Century of Fakers" to this brand new "Come on Sister".
As a retro fan, I'd like to say that those early home made video types from B&S are for me just the perfect image translation of the band's essence. However, I can't deny that all these new concepts mixed with a bit of technology, has helped the recent videos to be even more charming without losing it's "belle" atmosphere that we (cuckoos) love so much.


      

quarta-feira, 18 de maio de 2011

31 years ago...The day he's lost control


He’s lost control
What’s behind those eyes?
Like the sound of a glass thrown against the wall
Another family fights
And those eyes tell so many stories for an empty soul
Enjoyment is gone and you’re lost
A shadow fading out in the mist
The pain is intense but you’re still hanging there bouncing and twisting
Those young old eyes had too much beauty to see for life time
Blind folded you take a peek at reality
Just to find out you’re right all along
Nothing makes sense
Like the fear we have from not knowing ourselves
Just like all the made up monsters you want to be
And the concrete scenarios described throw your shouts
Oh, big piercing eyes!
No one but you
Amazing mind
Like a car on the wrong hand
Left shoe in the right foot
A blank canvas on a gallery
Awaking life smells like dreaming
Behind eyes
Clarity and darkness
Nobody was there
But you
Just like after a heavy drinking night
Facing it cowardly
Behind those eyes the thoughts
The saddest true and regrets of certain choices or paths taken
Not even you knew for sure
No one to argue with
In front of your very eyes
You.  

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Um giro por Sampa

Hoje passei um dia muito agradável “sightseeing” pelo centro velho de São Paulo com minha amiga Gabriela, de férias da terra do tio Sam. Após anos morando fora do país, andar descompromissadamente pela cidade vira turismo dos bons. Acabamos redescobrimos a cidade em meio a gargalhadas e reflexões.





Já tinha me esquecido como era dentro da catedral da Sé. Fiquei boquiaberta com aqueles vitrais belíssimos.




Limpando o salão do padre Manoel da Nobraga.   



“Eu sempre quis ser um Tenenbaum.”


Um artista,
Dramaturgo,
Um investidor,  
Desportista,
Um bon vivant.

É como ver uma pintura enquanto se escuta um velho LP de folk rock.
Pura diversão!
Ótimo filme de humor irônico, assim como The Life Aquatic With Steve Zissou, que conta com a participação de Seu Jorge cantando versões em português das musicas do David Bowie.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Karallargá

É uma pena como alguns bons artistas têm tão pouco espaço na mídia.

Grazie Mille à minha amiga Fernanda por ter me levado pra ver aquele show descompromissado quatro anos atrás. Virei fã do Karallargá. O grupo, que está lançando seu primeiro álbum “Karallargá por Natureza”, se apresenta em circuitos alternativos, mostrando seu talento através de suas canções que misturam folclore, MPB, sons próprios e de outros artistas independentes.

Da só uma olhada em uma das belas músicas que compõe o repertorio. ;-)

Nota de Falecimento
Composição : Daniel Pessoa 



Preciso tanto da sorte
Pra me livrar dessa vida
Que veio depois da morte de minha querida
Minha querida alma que nasceu
Logo faleceu em vão
Presa ao controle remoto
trancafiada na sala gelada do apartamento
Sem nenhuma fala
Minha querida alma se perdeu
No vazio da canção
Eu escutava sentada
Enquanto chupava bala e jogava gamão
Só que na televisão
E quando a alma chorava
E me pedia eu falava não faz isso não
Pense em nosso coração
Preciso tanto da sorte
Pra me livrar dessa vida
Que veio depois da morte de minha querida
Minha querida alma que nasceu
Logo faleceu em vão
Pediu desculpas pra tudo
Despediu-se do mundo
Deu tchau pra geladeira e também pro fogão
Minha querida alma que morreu
E eu nem a pedir perdão
Deixou-me abandonado
Meio desfigurado no fim da canção
Enquanto eu caia no chão
E não tem nada engraçado
To meio "bodeado"
Tô sim mas enfim
Isso é o que sobrou de mim
Preciso tanto da sorte
Pra me livrar dessa vida
Que veio depois da morte de minha querida
Minha querida alma que morreu
E eu nem a pedir perdão
  


sábado, 30 de abril de 2011

God Save The Prince!

So… Finalmente aconteceu hoje “o casamento do ano”. Não pude ver, tive que ir pra facul. Todo mundo estava falando a respeito. Na rua, no ônibus, no metrô. Até nossa professora de mídia chegou atrasada porque queria ver o começo do casório. Minha única curiosidade, assim como 99% da população, era de ver o vestido da noiva. Vendo as fotos pela internet, mais tarde, devo confessar que não achei tudo isso. Pelo menos não pro meu gosto. O que mais me chamou a atenção foram os números dessa historia. Cerca de 23 milhões de euros desembolsados pelo governo britânico.
E eu aqui, fazendo vários telefonemas e batendo perna atrás de um bom orçamento pro meu enlace no começo do ano que vem. Assim como o casal da vida real, Amanda e Rafael, o casal real Kate e Willian já viviam juntos há algum tempo. Sábios noivinhos. Always do the test drive first. Analisando friamente, esse casamento não poderia vir em melhor hora, não é mesmo? Não dá pra esquecer que a Inglaterra esta passando por um momento econômico um tanto delicado.
Em meio a manifestações e revoltas populares, do nada, o bisneto do gaginho, filho do dumbinho com a falecida narigudinha carismática, vem a publico com sua namorada de longa data anunciando casamento. How convenient! Dias depois Kate já era capa de revistas tomando para si o foco antes voltado para os problemas sociais do país. Quem quer saber de desemprego, corte na renda pública e difícil acesso ao ensino superior quando temos um príncipe de verdade casando em pleno século XXI? Seja lá quanto foi gasto nesse casamento, tenho absoluta certeza que será muito pouco comparado com o lucro que trará para o pais, fora a volta do prestigio que nem Harry Potter conseguiu recuperar.
Meanwhile, eu continuo minha via crúcis pela Rua das Noivas. Atrás de um bom preço num vestido segundo ou terceiro aluguel. Tendo certeza de que da próxima vez que passar por lá vou ter que me deparar com a futilidade estampada em cada vitrine de loja que vender cópias do vestido chumbrega de Kate.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Primeiro post

            Meu despertador tocou hoje pela primeira vez às 05h55min da manhã. 05h55min, não 06h00min. Por quê? Sei lá porque! Sempre coloco a bagaça em snooze. Acho que faço isso pra iludir meu cérebro. Pra fazer com que ele diga pro meu corpo que descansei durante aqueles nove minutinhos maravilhosos tudo o que não descansei em seis horas de sono.
            Enfim...
            Tive um daqueles sonhos malucos onde Seth Macfarlane estava em São Paulo, no metrô, na plataforma da estação Sé sentido Corinthians Itaquera. O cara tava lá, distribuindo autógrafos, sentado em uma mesinha em pleno horário do rush. Detalhe: a plataforma estava vazia!
Quer sonho mais surreal que esse?
            Eu e meu bom amigo Neto, nerd como eu, estávamos lá. Agitadinhos feito macacas de auditório, fomos pra cima do criador de Family Guy, que no sonho, não só nos deu seu autógrafo em uma página de revista velha, como tentou me passar uma cantada em um português bem capenga.
            Bem na hora em que íamos tirar uma foto juntos... Bipbipbipbipbipbip. 05:55!!!!! Soa o alarme do despertador que só toca tão cedo assim porque, ao contrário do sonho, tenho que acordar duas horas antes de entrar na faculdade, pois pego o metrô lotado todo santo dia.   
                
        



   

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Curso de História do Cinema Brasileiro

Salve povo!

Vale muito a pena conferir!
Curso de historia do cinema brasileiro na faixa no Catavento Cultural. Participei do curso de historia e evolução do cinema que eles ofereceram no fim do ano passado e achei muuuuuuuuito proveitoso. ;-)

Repassando:

Olá, Pessoas.

Estaremos ministrando um curso sobre a História do Cinema Brasileiro em maio.
Acontece aos sábados das 09h00 as 16h30 com intervalo para almoço/lanche, no espaço Catavento Cultural e Educacional, no parque Dom Pedro.
Serão em dois sábados, dias 07 e 14/05, e contará com a presença do prof. Máximo Barro e de uma exposição de cartazes do cinema brasileiro.
Curso gratuito. Inscrições pelo mail: cursos@ajato.com.br , informar o nome completo, idade, nível escolar, e-mail e telefone de contato.

Esperamos vocês!

Beijos,

Pavan e Careimi

Gargântua Produções

gargantuaproducoes.wordpress.com