Nos últimos dias tenho parado pra prestar mais atenção a tudo a minha volta. Ja estou morando aqui em São João da Boa Vista a quase três meses e confesso que não imaginava que me sentiria tão bem como estou. Algo no ar passa a sensação de abrigo. A maioria das pessoas aqui, realmente param pra te escutar e conversar com você demonstrando um prazer sincero em faze-lo como dificilmente eu encontrava em São Paulo.
Acho que serei sempre uma eterna apaixonada pelo estilo metropolitano e sinto uma certa falta das peculiaridades paulistanas, como a beleza dos arranha-céus, a agitação do centros a noite e a diversividade cultural (entretenimento ainda e muito restrito aqui). Isso só pra falar da parte boa, claro! Muita coisa la já estava me deixando maluca. Não aguentava mais toda aquela correria diária, o alto custo de vida, o transito, metro lotado, a falta de educação generalizada a sujeira... Sem falar em como alguém pode se sentir estranhamente solitário em meio a tanta gente. Por outro lado, agora tenho uma boa desculpa pra passear e ver meus velhos amigos cada vez que desembarco na rodoviária do Tiete uma vez por mês.
Me divertido aqui, tenho feito novos amigos e embora deteste o calor exagerado, adoro quando bate a brisa da serra a noite. Acho engraçado ouvir o sotaque carregado de erres do povo, a forma "brejeira" como vivem e principalmente como mudei meu ponto de vista desde que decidi vir pra cá por enquanto. O rumo das coisas pode mudar tanto em tão pouco tempo... Só me faz pensar que realmente não temos certeza de nada.
Logo eu, que sempre amaldiçoei a até então vidinha pacata do interior, hoje pago pela minha boca grande e cheia de dentes, me sentindo em total harmonia com o mundo só por poder apreciar a simplicidade num céu totalmente claro e estrelado em uma noite de verão, que eu nem sabia que existia em meio a camadas grosas de poluição da cidade grande. Jurava pra mim mesma que nunca adotaria um lugar com menos de 1 milhão de habitantes como lar, e no entanto acabo de voltar da universidade local, onde fiz minha inscrição para o próximo vestibular de 2012, com primeira opção no curso de jornalismo, ciente de que vou assumir um compromisso de no mínimo quatro anos de estudos e muitas expectativas na Cidade dos Crepúsculos Maravilhosos.
Vista Aérea de São João
Nenhum comentário:
Postar um comentário